ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 16-1


Poster (Painel)
16-1Comparação entre as comunidades de leveduras em cladódios necrosados nas espécies de cactos colunares Cereus hildmannianus e Praecereus euchlorus
Autores:CAMARGO, F. P. (UFSCAR- SOROCABA - Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba) ; MORAES, E. M. (UFSCAR- SOROCABA - Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba) ; DOS SANTOS, A. C. A. (UFSCAR- SOROCABA - Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba)

Resumo

As relações ecológicas do sistema cacto-levedura-Drosophila são consideradas um sistema modelo de associação ecológica. O tecido necrosado de cactáceas serve como substrato para uma flora de leveduras bastante diversa e altamente específica, que por sua vez, constitui uma fonte importante de alimento para larvas e adultos de moscas do gênero Drosophila, as quais muitas vezes exibem uma relação de especificidade com o substrato. O presente trabalho teve como objetivo a identificação de leveduras isoladas do tecido necrosado das espécies de cactos colunares Cereus hildmannianus e Praecereus euchlorus, com coocorrência na região de Sorocaba-SP, com a hipótese inicial de que as comunidades de leveduras e artrópodes cactofílicos nos cladódios necrosados das duas espécies são similares. A metodologia utilizada pode ser subdividida em cinco etapas, sendo elas: coleta das amostras, isolamento das colônias de leveduras, eclosão e identificação dos insetos cactofílicos, identificação das leveduras isoladas e análise de dados e da similaridade entre as comunidades encontradas. Na espécie P. euchlorus foi possível isolar dez cepas de leveduras distintas e identificar as espécies Rhodotorula mucilaginosa, R. glutinis, Aureobasidium pullulans, duas espécies do gênero Pichia e uma espécie do gênero Candida, além de outras duas espécies de basidiomycota não identificadas. Em C. hildmannianus, foram isoladas oito leveduras, sendo que destas, quatro também ocorrem em P. euchlorus, enquanto outras espécies dos gêneros Candida, Geotrichum, Rhodotorula e outro basidiomycota não identificado, foram isoladas exclusivamente desta cactácea. Há diferença também na comunidade de insetos encontrada, sendo que nas amostras de P. euchlorus somente exemplares da espécie Drosophila buzzatti eclodiram, enquanto que nas amostras de C. hildmannianus, foram todas pertencentes à espécie D. antonietae. Também foi observada diferença no restante da comunidade cactofílica, que foi composta por organismos de oito famílias de insetos e alguns aracnídeos. A similaridade entre as comunidades de leveduras presentes nos cladódios das espécies estudadas é baixa, assim como a comunidade de insetos cactofílicos mostrando a grande especificidade da associação entre cacto-levedura- Drosophila mesmo em espécies que ocorrem na mesma área.


Palavras-chave:  Sistema Cacto- Levedura- Drosophila, Insetos cactofílicos, Artrópodes cactofílicos